Procurando por

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Banda do mês: System Of A Down



Em 1993, num estúdio em Los Angeles, EUA, Serj Tankian (vocais e teclados) e Daron Malakian (guitarra) se conheceram quando cada um frequentava o estúdio com sua banda. Depois de descobrirem gostos musicais e a ascendência armênia como pontos importantes em comum, os dois largaram seus projetos e formaram o Soil. O atual baixista e ex-empresário, Shavo Odadjian, e o baterista Andranik foram os integrantes que ficaram por mais tempo nessa fase inicial. Inspirados por um poema de Malakian, eles resolveram mudar o nome da banda para System Of A Down.


O som que a banda começou a criar naquela época era resultado do encontro entre a música armênia e árabe de suas raízes com o hardcore, o metal e o rap que aconteciam no ocidente. Essa mistura e a afinação mais grave das cordas (para dar peso às músicas) são as razões para a banda ser frequentemente classificada como new metal. Mas algumas características da identidade do System são as interpretações dramáticas (ou mesmo insanas) de Tankian nos vocais, a extrema variedade rítmica dentro de cada música e a crítica social frequente nas letras - muitas vezes à base de ironias e ridicularização. Em uma entrevista ao site NY Rock, o vocalista sugeriu uma classificação, "heavy mental". E explicou o trocadilho: "Eu acho que fazemos uma música que provoca o pensamento".

Até o ano de 1997, a banda tinha lançado algumas demos e se apresentava para pequenos públicos, embora já tivesse acumulado uma quantidade significativa de fãs. Mas, durante um show no Viper Room, em Hollywood, eles atraíram a atenção de Rick Rubin, produtor da gravadora American. O contrato foi feito e resultou no primeiro CD oficial, que sairia em 98. Ainda nesse ano, o antigo baterista teve que sair por problemas de saúde e foi substituído pelo atual, John Dolmayan.

Com o lançamento de System Of A Down, veio uma maior projeção. Posteriormente, veio a oportunidade de abrir shows de bandas maiores como Korn, Slayer e Metallica , em 2000. Os primeiros singles foram "War?", "Sugar" e a melancólica "Spiders". A letra de "War?", como exemplo das críticas em suas músicas, tem um protesto implícito contra o "esquecimento histórico" de conflitos sérios, como o genocídio causado pela Turquia na Armênia durante a primeira guerra mundial (na letra: "Nós não falamos mais de guerra").

O segundo álbum, Toxicity (2001), foi a confirmação do sucesso da banda, então estourada internacionalmente. Contando com os singles "Toxicity", "Chop Suey" e "Aerials", ele chegou a ocupar o primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard.

No ano seguinte, foi lançado Steal This Album!, com faixas que não tinha entrado para o Toxicity - e que acabaram vazando pela Internet, o que inspirou o nome do álbum. A apresentação do CD era um tanto ousada: não vinha capa nem encarte com letras, apenas a caixa transparente com o título e o nome da banda impressos em escrita à mão, no próprio disco. Como as músicas tinham sido feitas na época do álbum anterior, esse não apresenta muitas diferenças de estilo ou sonoridade. Em especial a faixa "Boom!", que ganhou um clipe no qual são exibidos protestos civis, em cidades por todo o mundo, contra a guerra no Iraque.

O quarto e quinto álbuns, lançados em 2005 com um intervalo de 6 meses, formavam uma espécie de álbum duplo não declarado.  O duo Mezmerrize e Hypnotize trouxe temáticas de críticas sociais mais atuais, e também novidades sonoras. As mudanças podem ser notadas tanto nos vocais, que passaram a ser mais divididos entre Tankian e Malakian, quanto no instrumental, que ganhou uma mudança na afinação e uma predominância ainda mais forte da música ocidental em relação aos álbuns anteriores. Como singles, foram lançadas as faixas "Radio/ Video", "B. Y. O. B." (Bring Your Own Bombs, ou "tragam suas próprias bombas") e "Question!" de Mezmerrize, além de "Lonely Day", de Hypnotize.

Esses foram, até agora, os últimos trabalhos de estúdio do System Of A Down. A banda entrou em hiatus em 2006, sem previsões de reuniões futuras. Até 2010, ano em que voltaram à ativa para shows, cada integrante se concentrou em seus próprios projetos. Serj Tankian iniciou sua carreira solo, Shavo Odadjian criou o site Ur Session (um projeto para ajudar bandas iniciantes a gravar discos) e formou o grupo de hip hop Achozen, e Daron Malakian formou o Scars On Broadway junto com John Dolmayan. A primeira visita ao Brasil só aconteceu em 2011, quando vieram se apresentar em São Paulo e no Rock In Rio - esse último, com o maior público da história da banda.

Atualmente, o System Of A Down está em turnê nos EUA com o Deftones, outra contemporânea da explosão do nu metal no início dos anos 2000. Ainda não há indicativo de um novo álbum. Em resposta aos rumores, numa entrevista recente à revista Billboard, Tankian afirma: "É algo que vamos construir juntos na hora certa, quando estivermos prontos. Mas ainda não chegou a hora, então eu acho que todos saberão quando ela chegar. É simples assim."

Assistam, abaixo, aos videos de "Sugar", "B. Y. O. B." e "Boom!".














3 comentários:

  1. Apenas os mais incríveis.

    (e ótimos ao vivo! Orgulho demais de ter ido no show deles!)

    ResponderExcluir
  2. O primeiro single do Hypnotize foi "Hypnotize" ;)
    Essa banda é Soda!!!!! [2]

    ResponderExcluir