Procurando por

terça-feira, 19 de junho de 2012

Músicas parecidas demais

O típico caso de confusão: "Ice Ice Baby", do Vanilla Ice, versus a original, "Under Pressure", clássico do Queen.

Não é que seja sempre plágio: pode ser influência musical... ou falta de criatividade, mesmo! Desde 2007, o site That Song Sounds Like ("essa música parece com...") denuncia vários desses casos de semelhança (suspeita ou não) na história da música pop. A equipe do site é formada  por uma dupla de americanos diretamente envolvidos com música. Keith Hopkin é músico e já foi baterista de uma banda cover do Weezer, e Ryan Clark é engenheiro de áudio e diretor cinematográfico.


Como aqui o que interessa é rock, o Distorção selecionou "ocorrências" desse site ligadas a esse gênero - e não são poucas. Confiram a lista com os links, ouçam rapidamente e julguem por si mesmos:








E, se a lista não foi o bastante, o video a seguir também está no site e prova que não é preciso ter muita criatividade para fazer um hit. É só usar a série de acordes I - V - VIm - IV. O que isso significa? Que eles vão conseguir cantar dezenas de músicas diferentes repetindo a mesma coisa no violão, o video inteiro.













2 comentários:

  1. Essa do "The Rasmus vs. Bon Jovi vs. Tokio Hotel" é ASSUSTADORA!

    Eu vira e mexe pego essas ~semelhanças~, mas nunca parei para anotar. Vou começar a registrar!

    ResponderExcluir
  2. Esse site é a realização de uma ideia minha. Muito bom!

    O vídeo dos 4 acordes é engraçado, fizeram um bom trabalho pra um assunto que está mais do que desgastado. Ri muito da Avril Lavigne a cem por hora! hehehe
    Isto agora é para os mais curiosos: eles fizeram uma passagem para o tom menor se utilizando da mesclagem de Green Day - "When I Come Around" com Eagle Eye Cherry - "Save Tonight". É como se a ordem para o tom menor ao invés de ser I - V - VIm - IV fosse VIm - IV - I - V. Depois fizeram a volta no MGMT - "Kids" pro Andrea Bocelli - "Time To Say Goodbye" ;)

    ResponderExcluir