Procurando por

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Banda do mês: Rammstein



Richard Kruspe (guitarra), alemão da antiga parte oriental do país, foi o idealizador da reunião de Till Lindeman (vocais), Paul Landers (guitarra), Oliver Riedel (baixo), Christoph Schneider (bateria) e Flake (teclados) - quase todos vindos de outros projetos musicais. O tecladista foi o último integrante a entrar para a banda, após um curto período de hesitação. Desde então - 1994 - essa formação permanece a mesma, e também não mudou o objetivo principal da banda: misturar metal, industrial e música eletrônica com os videos e performances de palco mais bizarros possíveis.



"Nós usamos efeitos pirotécnicos para enriquecer a música e o show. Então, isso se torna bem mais teatral", explicou Richard em uma entrevista ao site NY Rock, em 1998. Haja enriquecimento, já que os efeitos a que ele se refere vão da roupa brilhante de Flake, que anda, durante o show, sobre uma esteira na frente do teclado... até a roupa em chamas de Till, que continua cantando e interpretando dramaticamente com sua voz grave - sua marca registrada. Vale informar que os dois já passaram pela cadeia por terem dramatizado uma relação sexual no palco. Mas a banda sempre confirma: é tudo parte do show.

O nome foi escolhido por causa da recente repercussão de um acidente aéreo envolvendo jatos italianos na cidade alemã de Ramstein, onde dezenas de pessoas morreram e mais outras foram feridas. A palavra significa algo próximo de "batida de pedras". Em suas letras, o que não falta são duplos sentidos, ironias, brincadeiras e temáticas sexuais ou obscuras.

Já no primeiro álbum, Herzeleid, de 1995, a língua nativa dos integrantes foi a escolhida para as composições. E por um motivo simples: nenhum deles dominava bem o inglês (mais propício para o sucesso internacional) porque cresceram em uma Alemanha comunista, com várias limitações que só caíram aos poucos. Até hoje, é difícil achar entrevistas, já que sempre é necessária a mediação por um tradutor. Mesmo assim, a banda foi influenciada duplamente pelo techno e pelo metal, e não só consegue criar uma nova estética, como também fazer sucesso com ela. O único single desse álbum foi "Du Riechst So Gut" ("Você cheira tão bem"), e outras duas faixas, "Heirate Mich" e "Rammstein", entraram para a trilha sonora de um filme do diretor David Linch (Lost Highway). Em 1997, Herzeleid virava disco de ouro, e os shows na Europa juntavam públicos de dez mil pessoas.

 O segundo álbum, Sensucht, foi lançado naquele ano e teve "Engel" como primeiro single. Os efeitos de sintetizador disputam mais o espaço com o metal nesse álbum, e as batidas marcadas e constantes do techno continuam. Isso fica evidente no próximo single, "Du Hast", maior sucesso da banda até hoje. A música chegou a ser incluída na trilha sonora de (nada menos que) Matrix, em 1999. Até essa época, a banda já tinha feito duas participações ao vivo e quatro turnês nos EUA, sendo uma delas a histórica Family Values, encabeçada por Korn e Limp Bizkit. O Rammstein também chegou a ser indicado para o Grammy de "Melhor Performance de Metal", tendo perdido o prêmio para o Metallica.

O próximo álbum de estúdio, Mutter, só seria lançado em 2001. O primeiro single foi "Sonne", cujo clipe traz uma versão dark da história de Branca de Neve, na qual a princesa explora o trabalho dos sete (nesse caso, seis) anões em sua mina. Outros singles desse álbum foram "Links 2,3,4", "Ich Will", a faixa-título e "Feuer Frei".

Após uma longa pausa para turnês e apresentações em festivais, Reise, Reise foi lançado em 2004. Esse álbum evidenciou as recentes influências do new metal para a sonoridade da banda, com ritmos mais "arrastados" e efeitos atmosféricos de teclados. Teve como singles a estourada "Amerika", "Mein Teil", "Ohne Dich" e "Keine Lust", que rendeu um clipe em que os integrantes ganharam inúmeros quilos a mais, por meio de efeitos especiais e maquiagem.

Rosenrot, lançado no ano seguinte, foi basicamente o lançamento das músicas excluídas de Reise, Reise. Os seus singles foram "Benzin" (o clipe com mais "defeitos especiais" da banda), a faixa-título e "Mann Gegen Mann". Em 2006, foi lançado o DVD Volkerball, com registros de shows recentes da banda em vários países.

A tradição de manter um intervalo grande entre o lançamento de cada CD continuava sendo seguida, junto com a estranha superstição de sempre lançar álbums com 11 faixas. O próximo só viria no final de 2009, entitulado Liebe Ist Für Alle Da ("o amor é para todos"). É desse álbum o single "Pussy", cujo clipe foi o mais censurado até hoje - a banda decidiu fazer dele um pornô -, seguido por ""Haifisch" e "Ich Tu Dir Weh".

As duas únicas aparições da banda no Brasil foram durante a turnê do Kiss, em 1999, e durante a turnê pela América Latina, em 2008, com dois shows em São Paulo. O último álbum lançado foi Made In Germany, de 2011 - uma coletânea dos principais sucessos (e polêmicas) desses 18 anos de Rammstein.

Confiram, agora, o clipe de "Du Reicht So Gut"...










...e o clipe de "Haifisch":













4 comentários:

  1. "Du reicht so gut", cara que clipe estranho! E é impressão minha ou o "Haifisch" faz uma espécie de coletânea de clipes?

    ResponderExcluir
  2. Eu comentaria sobre a musica se não estivesse mesmerizada pelo peitoral do Lindeman...

    lol joking (nem tanto)

    Bem que eu queria saber mais sobre eles! Essa coisa de misturar tecno com metal parece legal e eu sempre gostei de musica bizarra mesmo XD Sem contar que metal fica tão bem cantado em alemão. Se você me passace uma dessas poucas intrevistas que eles deram eu ficaria bem feliz sabe (º3º)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a Bidinha e quem mais se interessar: as entrevistas que eu usei como fonte estão aqui, e as duas são em inglês.

      http://heavymetal.about.com/od/interviews/a/rammsteininterview.htm

      http://www.nyrock.com/interviews/rammstein_int.htm

      Excluir
  3. E de pouco em pouco a gente vai aprendendo sem rodeios o que tem por trás das músicas que ouvimos, graças a você :D
    Esse tipo de informação em outros sites e blogs costuma parecer estar direcionada pra quem já é especialista em música e nas bandas, aqui fica fácil de entender \o/

    ResponderExcluir