Procurando por

sábado, 7 de abril de 2012

Dica de banda: The Superjams



Há algumas semanas, esses músicos de Estocolmo, capital da Suécia, acharam aleatoriamente o perfil do Distorção no Twitter. Entramos em contato e, com algumas trocas de mensagem (em inglês), eles concordaram em dar uma entrevista para o blog. Aqui estão eles (da esquerda para a direita): Fredrik (baixo), Joakim (vocal principal e guitarra), Max (bateria e vocal), e Kalle (guitarra e vocal). Os três primeiros começaram a tocar juntos em 2007, e Kalle se juntou a eles ainda em fevereiro desse ano.

Ao ouvir as músicas no Soundcloud da banda, percebemos de primeira o estilo do rock alternativo atual. Ou seja: o peso "mediano" herdado do punk e do grunge; ritmos quase sempre dançantes, que mudam dentro da mesma música; e linhas de riffs melódicos combinadas com acordes enérgicos e pouco convencionais. Mas, como também costumam fazer as boas bandas alternativas, o Superjams segue seu próprio estilo. Entre as suas influências, eles citaram bandas conterrâneas como The Hives e Hellacopters, e nomes internacionais consagrados, como Foo Fighters (a principal inspiração dos Superjams) e a fase inicial do Kings Of Leon.


O que mais surpreende é o jeito como tudo começou. "É uma história interessante. Estávamos os quatro bebendo no mesmo lugar, antes de nos conhecermos, e fomos ao banheiro, todos ao mesmo tempo. Enquanto estávamos lá, Joakim começou a cantar uma música, e os outros começaram a acompanhar. Depois de um momento desconcertante, quando percebemos o que estávamos fazendo, começamos a conversar e criamos a banda na mesma noite", contaram os rapazes. Joakim é vencedor do campeonato sueco de cozimento de pão-doce, ou "cinnamon bun"; Max construiu sua própria bateria com material de mobília antiga; Fredrik atuou, quando mais jovem, em uma novela espanhola; e Kalle se juntou ao circo, uma vez, como palhaço (monociclo incluído!).

Vejam, a seguir, a entrevista completa com os Superjams:


DAm: Sobre o que vocês costumam falar nas suas letras? Vocês consideram boas histórias ou mensagens como aspectos importantes numa música?

Joakim (letrista da banda): As músicas são sobre tudo e nada, sério. Às vezes, uma música precisa de uma história para ter o "momentum", para ter um clímax. Outras vezes, as letras não precisam dizer tanto. No final, os ouvintes é que sabem como cada música afeta a eles pessoalmente.

DAm: O que vocês acham da Internet como um meio para as pessoas e bandas compartilharem e divulgarem música?

Fredrik (que cuida do site e dos perfis da banda): Para o marketing, é provavelmente a melhor alternativa para bandas menores como nós. Você não precisa de nenhuma gravadora ou coisas do tipo, pode fazer tudo sozinho, embora seja trabalhoso. Se não fizer direito, nunca vai chegar a lugar nenhum. Precisa ser estratégico com seus posts e sua "presença de palco online".

DAm: Além de fazer música, vocês têm escutado alguma recentemente?

Superjams: Estamos todos ouvindo coisas diferentes. Nosso baterista curte bastante rap, reggae e R&B, enquanto o nosso baixista ama hardcore. Mas temos ouvido bastante Mumford & Sons, ultimamente.

DAm: E como podemos seguir o trabalho de vocês daqui do Brasil? Tem algum site onde possamos comprar seus CDs ou alguma faixa disponível para download?

Superjams: Temos nossas músicas no iTunes, onde vocês podem comprar nossos três EPs, e quem tiver Spotify também pode ouvir tudo por lá. Não estamos vendendo nenhum "CD de verdade" por enquanto. Estamos focados em produzir boas músicas e lanças EPs menores, online, em vez de lançar um álbum tradicional a cada três anos para tentar vender. Também estamos trabalhando no nosso novo EP, que vai ser o primeiro da banda como quarteto, e estamos empolgados com isso! Esperamos que ele seja lançado antes do verão (junho).


Para saber mais sobre a banda, acesse também o canal deles no Youtube e o site oficial. Por enquanto, fiquem com o video de "Wanna Be Your Man", do EP Jammin' With The Superjams, com atuações e efeitos especiais divertidos em stop-motion:













...e uma pequena jam session acústica entre eles:

















Um comentário:

  1. Muito legal você fazer contato com esse pessoal da Suécia, estou admirado.
    Po, vai achar forma mais estranha de conhecer os membros da sua banda...rsrsrs Será que isso dá um tema de banda do mês? :p

    ResponderExcluir