Procurando por

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Banda do mês: Muse




O grupo se formou em Teignmouth, Inglaterra, cidade onde moravam (da esquerda para a direita, na foto) Christopher Wolstenholme (baixo e backing vocals), Matthew Bellamy (guitarra, teclados e vocais) e Dominic Howard (bateria e percussão), em 1994. O estilo musical do Muse tem uma difícil classificação e varia conforme a banda se desenvolve e faz experimentações nos álbuns, mas algumas de suas influências declaradas são Queen, Jeff Buckley e Rage Against The Machine.



Os três iam à mesma escola e se juntaram ainda no ensino médio, quando as duas bandas de que participavam anteriormente (Matt e Dom em uma, Chris em outra) iam mal. Mas fazer música só se tornou sério para eles quando ganharam uma batalha de bandas locais na cidade - mesmo tendo entrado no concurso sem compromisso algum e quebrado os instrumentos no final da apresentação. O recém-formado Rocket Babydolls trocou de nome, então, para Muse, porque os integrantes achavam que era curto, direto e figurava bem em um cartaz. Foram descobertos, durante uma outra apresentação, por Dennis Smith, dono do estúdio que ofereceu a eles a chance de gravar o primeiro EP. Então, depois de apresentações nos EUA e negociações com a Maverick (selo da Madonna) e gravadoras na Europa e na Austrália, veio o primeiro álbum.

Showbiz foi lançado em outubro de 1999, tendo como singles "Muscle Museum", "Uno", "Unintended", "Cave" e "Sunburn". O primeiro trabalho de estúdio da banda ainda tinha uma constituição simples: linhas instrumentais básicas de Rock, com alguns arranjos de piano. As faixas foram comparadas, pelas gravadoras e pela mídia em geral, à sonoridade do Radiohead. Embora os integrantes do Muse neguem essa influência, a relação não é totalmente errada. Showbiz tem mesmo uma enorme dramaticidade nos vocais (e gritos) de Matt e no peso angustiante e depressivo das guitarras - semelhanças oportunas à comparação.

Nos próximos álbuns, o vocal quase operístico de Matt se tornaria uma das marcas registradas do estilo do Muse, junto com o abuso de efeitos eletrônicos e orquestrais, a criação de diferentes "texturas" sonoras e de riffs marcantes. Isso tudo começou a ser desenvolvido conforme a banda participava de festivais e ganhava experiência, entrnado em contatos com outros artistas, e se consolidou no próximo álbum, Origin Of Symmetry.

Inspirado em ficção científica e temas espaciais, o álbum apresenta uma intrincada combinação de riffs pesados e harmonias mais complexas, dignas de um Rock progressivo, com muita influência de música erudita - Chopin e Rachmaninov, principalmente. O primeiro single foi "Plug in Baby", seguido por "New Born", "Bliss" e "Hyper Music/Feeling Good". Esse foi o primeiro álbum que rendeu prêmios musicais à banda, e também o primeiro a ser executado em uma grande turnê internacional, vendendo mais de 1 milhão de cópias.

 O terceiro álbum de estudio, Absolution (traduzindo: Absolvição), foi lançado em 2003, tendo como conceito central o fim do mundo. Isso se deve ao fato de que os integrantes se sentiram afetados pelo cenário da guerra no Iraque que acontecia então, da qual o Reino Unido participou. As músicas continuaram com peso, mas com uma menor densidade de instrumentos em cada faixa. Já as letras, conforme o tema, falam de apocalipse, medo da morte, religião e relacionamentos problemáticos. O single de maior destaque em Absolution foi "Time Is Running Out".

Em 2006, foi lançado Black Holes And Revelations, com ainda mais veias conspiratórias e temas claramente políticos, mas com um estilo muito mais enérgico e menos escuro. Também foram utilizados instrumentos e ritmos muito variados, com direito a passagens progressivas, sopros de metal e toques de música hispânica/latina. O single "Supermassive Black Hole" chegou a fazer parte da trilha sonora do filme Crepúsculo - aquela música que toca enquanto os vampiros jogam baseball. Posteriormente, a banda gravaria um single especial para Eclipse, "Neutron Star Collision (Love Is Forever)".

O sucesso do Muse se confirma com o álbum The Resistance, lançado em 2009, que alcançou o nº 3 na parada da Bilboard 200 e ganhou o Grammy 2010 de Melhor Álbum de Rock. Esse álbum segue o anterior de perto na temática, apelando de vez para a música erudita no single "Exogenesis Symphony", dividido em três partes que formam uma só narrativa.

Em 2011, eles abriram parte dos shows da gigante turnê 360º do U2, tendo passado também pelo Brasil. Depois da etapa de shows e festivais, a banda está, atualmente, em processo de gravação do próximo álbum, cuja previsão de lançamento é para outubro de 2012.

Fiquem agora com o clipe de "Bliss", do Origin Of Symmetry:





...e o clipe de "Knights Of Cydonia", do Black Holes And Revelations:













5 comentários:

  1. Eu tenho uma relação engraçada com Muse. Eu gostei tanto de cada música que eu escutava (todas separadamente e em trilhas de filmes) que eu não queria baixar o cd inteiro pra ouvir. Acho que que queria aproveitar cada música até esgotar HUAH

    Gostei disso, acho que quando eu voltar pro Rio vou baixar tudo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Mas vocês esqueceram de colocar Cave como single do Showbiz também ;D

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, obrigada! Vou consertar o esquecimento ali em cima. Prova de que você leu com atenção xD

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, eu não sabia nada da história da banda mesmo gostando muito dela.

    O que quer dizer Hyper music/Feeling good?

    Os singles do The Resistance também são importantes: "Uprising", "Resistance" e "Undisclosed desires" ;-)

    Aí, Dana Martins, fiz igual a você, eu só consegui conhecer mais depois de curtir cada pedacinho das que eu já conhecia :D

    ResponderExcluir
  5. Brill, "Hyper Music/Feeling Good" é nome do single! As duas faixas entraram no nome do CD single, nesse caso. E sim, os outros singles do The Resistance, assim como os de Absolution, também são importantes, mas achei que ficaria cansativo das os nomes de todos os singles de cada álbum. Se tiver ficado problemático, eu edito o post, sem problemas. Que bom que gostou, afinal você foi o responsável pela sugestão que ganhou essa votação!

    ResponderExcluir