André Gonzáles (vocal), BC (guitarra), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fabio Pedroza (baixo), Fabrício Ofuji (produção), Gabriel Coaracy (bateria), Paulo Rogério (sax tenor) e Xande Bursztyn (trombone) (respira) formam essa autoentitulada mobília musical, com origem em Brasília. Isso porque, em 1998, os amigos decidiram se reuinir e fazer uma banda diferente - com uma formação diferente e um nome diferente. Para caracterizar o som dos Móveis, as descrições oficiais são: feijoada búlgara e banda-empresa.
Feijoada búlgara porque a proposta é misturar ritmos brasileiros com outros típicos do leste europeu (não só da Bulgária, é claro), adicionando, ainda, Rock e Ska. Por isso a formação tão, digamos... populosa. É preciso ter gente para dar conta de tantos ritmos com instrumentos diversos.
Banda-empresa porque, assim como várias outras bandas fazem atualmente, eles têm uma autogestão que vai das etapas de produção à divulgação do trabalho. Além do produtor e assessor declarado, Ofuji, os próprios integrantes cuidam do seu site oficial (antes o responsável era o baterista, atualmente é o tecladista), da criação artística dos produtos de sua própria loja virtual coletiva e da organização dos shows. O trabalho extra-musical é tão sério que eles criaram até um evento próprio, o Móveis Convida, no qual já estiveram presentes diversas bandas, como Los Hermanos e Pato Fu. O público também pode fazer doações para cobrir os gastos com os shows da banda, pois eles usam a estratégia de financiamento coletivo.
No início, o grupo de amigos (que eram onze: um guitarrista e um baterista já deixaram a banda) só queria fazer música sem se preocupar com muita coisa. Mas, quando venceram o concurso para tocar no Brazilian Music Festival de 2003, evento que trazia também Alanis Morrisette e Simply Red, decidiram colocar seus talentos para funcionar e montar uma equipe de apoio, além de Ofuji ter assumido o posto de produção. Até hoje, o Móveis já tocou em várias cidades da Europa e do Brasil, no VMB MTV de 2009 e na última edição do Rock in Rio (2011), no Palco Sunset.
De 1998 até 2003, tudo o que a banda tinha, de gravação, era um EP de 2001 e várias demos. O primeiro álbum, Idem, começou a ser gravado em 2004 e foi lançado no ano seguinte, com produção de Rafael Ramos, o mesmo que lançou a cantora Pitty. O segundo álbum, C_mpl_te, é de 2009. O lançamento mais recente da banda é uma parceria com Leoni, "Dois Sorrisos", de junho desse ano.
Confiram o clipe dessa parceria e, logo depois, um video ao vivo de "Copacabana", do primeiro álbum do Móveis.
Eu sempre escuto falar dessa banda, mas nunca parei pra ouvir. Não sabia de nada disso, achei muuito legal. E com tanta gente, não dá mesmo nem espaço pra equipe e blablabla. ;x HUAH
ResponderExcluirVamos mudar as coisas.. vou ouvir. Quando acabar The Veronicas.
Vida eterna á Mobília
ResponderExcluir... Por que eles são os melhores!
=]
Gostei da banda. Achei muito criativa! Igualmente à Dana Martins, eu só não tinha parado pra ouvir. Não dá pra deixar de comentar a semelhança com Los Hermanos. Bom, surgiram na mesma época + ou - não é?
ResponderExcluir