Procurando por

sexta-feira, 13 de julho de 2012

E se o dia internacional do Rock fosse...

...em outro dia? Afinal, existem várias razões para lembrar a importância desse gênero rebelde, jovem e poderoso que se infiltrou nas mais diversas culturas mundo afora.

A data de hoje relembra um megaevento, o Live Aid, que aconteceu em 1985 nos EUA e na Inglaterra. O objetivo era sensibilizar a audiência e arrecadar fundos para combater a fome extrema em países africanos. Como estiveram presentes em peso músicos e grupos consagrados de Rock - entre eles Paul McCartney, The Who, Black Sabbath e Dire Straits - o gênero musical passou a ser homenageado no dia 13 de julho.

Mas, se esse é o motivo da data, então temos motivos suficientes para transformar dezenas de dias do ano em dias internacionais (ou nacionais) do Rock. Existem vários marcos de histórias importantes perdidos por aí, como os que estão nessa lista a seguir. Isso mesmo: várias opções para você escolher seu dia do Rock preferido!




8 de janeiro: em 1935, nascia Elvis Presley, o principal artista responsável pela popularização do Rock como estilo e gênero musical a partir dos EUA. Ele misturava o country dos brancos com o blues dos negros, e foi uma influência para muitos músicos posteriores.






11 a 20 de janeiro: em 1985, durante esses dez dias, aconteceu a primeira edição do Rock In Rio (quando ainda era óbvio dizer que os shows eram no Rio de Janeiro). Uma série de artistas consagrados se apresentou para platéias brasileiras pela primeira vez. Passaram pelo palco da Cidade do Rock nomes como: Tears For Fears, Iron Maiden, Queen e AC/DC, além dos nacionais Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e Lulu Santos.



22 de março: lançamento do primeiro álbum dos Beatles, Please Please Me, em 1963. Fazem parte desse disco as faixas "Love Me Do", "I Saw Her Standing There", "P.S. I Love You" e o sucesso máximo, "Twist And Shout" - pasmem, essa era um cover. A simples citação do nome The Beatles dispensa mais explicações sobre o porquê de essa ser uma data bem plausível.





15 a 17 de agosto: o lendário festival de Woodstock acontecia em uma propriedade rural nos EUA, em 1969, reunindo multidões de jovens ávidos por música, expressão artística... e drogas. Jimi Hendrix, um virtuose entre os maiores guitarristas da história, marcou presença lá junto com The Who e várias bandas menos conhecidas do cenário psicodélico da época. 



E se vocês ainda não estiverem satisfeitos com a lista, podem sugerir mais dias do Rock nos comentários!






Um comentário:

  1. 21 de novembro: é lançado o disco A Night at the Opera (1975), do Queen. Esse disco trouxe "Bohemian Rhapsody", uma Opera Rock. Minha mãe me contou que naquela época, quando escutava Queen, era a coisa mais nova e diferente que já tinha ouvido! Era impressionante! A banda Queen é outra, além das elencadas na matéria, que precisa ser lembrada como grande banda uma das maiores influências da história do rock.

    ResponderExcluir