Procurando por

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nightwish: novo álbum, novo filme, novas propostas.




(Atualização: já está disponível a resenha desse álbum no Distorção! Confiram aqui)

Tuomas Holopainen, o excêntrico compositor e tecladista do Nightwish, tem posto planos tão excêntricos quanto em ação para o próximo lançamento de estúdio de sua banda: Imaginaerium. Aliás, lançamentos, no plural, já que eles estão fazendo um filme - sim, um curta-metragem de 20 min. - relacionado ao conceito do novo álbum. De acordo com Tuomas, as faixas estarão presentes no filme, além de os membros da banda participarem em alguns momentos, fazendo o papel de... Nightwish.

A proposta é contar a história de um homem velho que acredita ser um menino e se fecha em seu mundo imaginário. Não é um tema novo, porque algumas letras de trabalhos anteriores do Nightwish já falavam sobre retorno à infância, mundos fantásticos e, até mesmo, um homem velho olhando o mar com nostalgia ("The Islander", com letra feita por Marco Hietala, baixista e vocal). Ou seja, uma coisa de que podemos ter certeza é que o filme terá muito a ver com os conceitos em volta do Nightwish. E, na área musical, só promessas boas: orquestrações tradicionais, experimentação com instrumentos étnicos variados e participação de corais.

O álbum anterior, Dark Passion Play, obteve bastante sucesso e rendeu uma turnê no mundo todo, embora o futuro parecesse incerto logo após a saída da soprano Tarja Turunem. É preciso admitir: a banda perdeu em qualidade e chegou a se desviar sensivelmente de seu estilo ao escolher a sueca Anette Olzon, que é uma cantora experiente, mas não é lírica como Tarja. Ainda bem que as composições não só continuaram no mesmo estilo, como também evoluíram, ganharam um ar de "novo" necessário a cada reinvenção de uma banda em seus álbuns. De qualquer forma, há indícios de que o Nightwish tem estrada pela frente ainda, então deixemos a nostalgia para aquele velho senhor do filme, certo?

Só para constar: Imaginaerium (álbum) será lançado no Brasil no dia 10 de janeiro de 2012, e o primeiro single, "Storytime", sai no próximo dia 11. O filme, de mesmo nome, deve ter sua premiere também em 2012, sendo que as filmagens, com o mesmo diretor do clipe de "The Islander", começaram em setembro desse ano. Estamos esperando...

Aqui vai um teaser do primeiro single, pra quem tiver curiosidade. No final do video, vocês conferem as devidas datas de lançamento, por país:










2 comentários:

  1. Bia, você me fez ter vontade de assistir =D Olha que eu tinha perdido todo o meu tesão pelo nightwish após a saída da Tarja ;D

    ResponderExcluir