Procurando por

sábado, 17 de setembro de 2011

História do Rock - Simon & Garfunkel

Capa do álbum Bookends, de 1968.

Paul Simon e Arthur "Art" Garfunkel (da esquerda para a direita) eram jovens nascidos na comunidade judaica de Nova York e se uniram em torno da música ainda no ensino médio - quando a dupla tinha o nome "Tom & Jerry". A parceria se tornou mais séria em 1964, quando foi lançado seu primeiro álbum pela Columbia Records, Wednesday Morning, 3 a.m. O trabalho tinha a sonoridade acústica Folk da década de 60, com alguma inspiração nas canções de Bob Dylan, e letras quase sempre narrativas, cantadas pelas duas vozes em uma harmonia polida. Esse seria o estilo que marcaria toda a carreira da dupla.


Aproveitando o surgimento da onda Folk Rock, no final do ano de 1965, a gravadora relança "The Sound Of Silence", uma das faixas de Wednesday Morning, com acréscimo de guitarra elétrica, baixo e bateria - dando, assim, uma roupagem híbrida de Rock e Folk para a música. A segunda versão de "The Sound Of Silence" atingiu, então, o primeiro lugar das paradas dos EUA, e foi também a faixa-título do próximo álbum, lançado ainda no início do mesmo ano.


O terceiro trabalho de estúdio, "Parsley, Sage, Rosemary And Thyme" foi lançado em meio ao clima anti-guerra que pairava sobre a juventude norteamericana ainda em 1966. O nome foi retirado de um verso de uma canção popular inglesa, "Scarborough Fair", a qual foi combinada com uma composição de Paul Simon, "Canticle", para formar a bem sucedida primeira faixa do álbum: "Scarborough Fair/ Canticle". A sonoridade da dupla tinha voltado à origem acústica, suave e brilhante, com algum acompanhamento rítmico.

No ano seguinte, o filme The Graduate (A Primeira Noite De Um Homem, em português) teve sua trilha sonora feita, em grande parte, por Simon & Garfunkel. A projeção do filme fez de "Mrs. Robinson", cuja letra se referia à amante do personagem principal, mais um hit memorável.

Bookends, de 1968, foi um disco essencialmente narrativo, em que havia um fio condutor entre cada música. Também apresentava arranjos mais complexos e com mais instrumentos, e mantinha os duetos característicos - praticamente obrigatórios - de Paul e Art. Nesse álbum, foi incluído o sucesso "Mrs. Robinson".

Em certo ponto de sua carreira, os músicos começaram a ter divergências artísticas e a se desgastarem em seu trabalho, o que levou a dupla a um processo de separação. Ainda assim, lançam, em 1970, o álbum Bridge Over Troubled Water, cuja faixa-título chegou a ser regravada por Elvis Presley. Essa música começa como uma bela balada ao piano e culmina em sons vigorosos de orquestra. Mas o álbum também trouxe as notáveis "The Boxer", uma história da população imigrante e lutadora dos subúrbios de Nova York, e "Cecilia", uma canção de coração partido, contraditoriamente alegre, com percussão e acompanhamento de flautas tradicionais do Folk britânico.

Apesar de não terem mais produzido trabalhos em estúdio, Simon & Garfunkel continuaram a se juntar esporadicamente para apresentações ao vivo, como na gravação do histórico álbum ao vivo no Central Park, em 1981. O último encontro musical dos dois ocorreu em 2009, em apresentações na sua cidade natal.

Aqui, ouça e leia "The Sound Of Silence":




...Aqui, ouça "The Boxer":


 

...E aqui, veja "Bridge Over Troubled Water", em apresentação de 2009:








Um comentário: