Procurando por

terça-feira, 13 de março de 2012

Mais um lançamento: Strangeland, do Keane.



O lançamento de Strangeland foi anunciado oficialmente em um video postado no Youtube e no site da banda, em 23 de fevereiro. O novo CD está previsto para sair nas lojas no dia 7 de maio e vai ser seguido por uma pequena turnê de divulgação, começando pela O2 Academy de Newcastle, Inglaterra, no dia 23 do mesmo mês.



O último álbum de estúdio do Keane foi Perfect Symmetry, de 2008, que trouxe como single principal a dançante faixa "Spiralling". Em 2010, também foi lançado o Night Train, mas esse era um EP especial, com parcerias com outros artistas (incluindo uma rapper/funkeira japonesa) e algumas poucas músicas inéditas. O Perfect Symmetry marcou o ponto a partir do qual a banda passou a apostar na diversificação das músicas. A sua tradicional combinação de piano, efeitos limpos e brilhantes e harmonias agridoces veio acompanhada de influências da disco music dos anos 70 e de uma certa "animação eletrônica" dos anos 80. Ou seja, várias faixas fazem desse o disco mais "pop" da carreira dos ingleses.

Mas Strangeland promete ser diferente já desde a sua preparação.Como no primeiro disco, Hopes And Fears, a composição, a gravação e a produção foram bastante lentas. "O processo começou em 2010. Começamos a gravar demos nessa época" conta Tom Chaplin, o vocalista, à revista NME. E não apenas o álbum tomou um período de tempo parecido para ser feito, como também parece trazer um retorno ao antigo Keane. De acordo com o tecladista, Tim Rice-Oxley, dessa vez o foco foi em "ter certeza de que as músicas eram ótimas", e não tanto na produção. Ponto positivo para os fãs e ouvintes mais antigos da banda. Além disso, a influência dessa vez é outra: a recentemente formada The Vaccines. Depois de ter produzido o primeiro álbum da nova banda, Dan Grecht trabalhou com o Keane.

Então, afinal de contas, o que o novo álbum traz? "Strangeland é como uma aventura que traz sensações diferentes a pessoas diferentes e, como qualquer aventura, está cheia de incerteza, perigos, assim como de possibilidades de coisas maravilhosas e grandes descobertas. Eu amo a ideia de Strangeland ser uma jornada de redenção", revela Rice-Oxley. "É um álbum muito emocional, sobre seguir por um caminho na vida e achar que ele vai para um lado, mas descobrir que a vida pegou um desvio".








Vejam se as expectativas se confirmam no novo single, "Silenced By The Night", lançado hoje nas rádios:







E no video da faixa "Day Will Come", em uma apresentação do Keane em Sussex, cidade de origem dos integrantes, no último dia 9:









...E, para quem não conhece, The Vaccines:













Um comentário:

  1. Grandes espectativas para esse álbum, e o desejo de que ele não caia nessa nova onda do mercado que preza por músicas animadinhas que perdem em sentimento para compensar em "catchy beat".

    ResponderExcluir