Procurando por

domingo, 18 de março de 2012

Biografia do Metallica lançada no Brasil


Nesse mês, foi lançado o livro Metallica - A Biografia no Brasil, pela editora Globo. O título original - Enter Night: Metallica, The Biography - foi lançado primeiro pela St. Martin, em maio do ano passado nos EUA e pela Orion, em novembro, no Reino Unido. Essa é mais uma das várias biografias não autorizadas escritas sobre a banda, mas uma das poucas (talvez a única) com tradução para o português.

O livro conta a sua história sob o ponto de vista de Mick Wall, jornalista inglês com experiência no mundo do rock. Duas outras bandas de peso, Led Zeppelin e Pearl Jam, também já tiveram biografias feitas por ele. Além de biógrafo, Wall trabalhou para revistas importantes na área, como a Kerrang e a Rolling Stone, e para a BBC, incluindo a respectiva Radio 1. Como se não fosse currículo suficiente, o jornalista é próximo dos integrantes do Metallica - eles se conheceram em 1985, por intermédio do baterista, Lars Ulrich. O que não faltou foi tempo para entrevistas.

Mesmo assim, Wall afirmou, em entrevista ao site Noisecreep: "Eu comecei a escrever Enter Night pensando que já sabia muito sobre o Metallica. Dois anos de pesquisas e reflexão me fizeram descobrir que eu não sabia nada". A posição do autor não é tão difícil de entender: essa é a banda que trouxe o thrash metal para os grandes públicos (não sem adaptações) e que, mesmo passando por problemas com drogas e atritos entre seus integrantes, conseguiu completar 30 anos de carreira - e contando.

Para ler uma página aleatória do livro, clique aqui.







3 comentários: