Procurando por

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Banda do mês: Móveis Coloniais de Acaju



André Gonzáles (vocal), BC (guitarra), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fabio Pedroza (baixo), Fabrício Ofuji (produção), Gabriel Coaracy (bateria), Paulo Rogério (sax tenor) e Xande Bursztyn (trombone) (respira) formam essa autoentitulada mobília musical, com origem em Brasília. Isso porque, em 1998, os amigos decidiram se reuinir e fazer uma banda diferente - com uma formação diferente e um nome diferente. Para caracterizar o som dos Móveis, as descrições oficiais são: feijoada búlgara e banda-empresa.



Feijoada búlgara porque a proposta é misturar ritmos brasileiros com outros típicos do leste europeu (não só da Bulgária, é claro), adicionando, ainda, Rock e Ska. Por isso a formação tão, digamos... populosa. É preciso ter gente para dar conta de tantos ritmos com instrumentos diversos.

Banda-empresa porque, assim como várias outras bandas fazem atualmente, eles têm uma autogestão que vai das etapas de produção à divulgação do trabalho. Além do produtor e assessor declarado, Ofuji, os próprios integrantes cuidam do seu site oficial (antes o responsável era o baterista, atualmente é o tecladista), da criação artística dos produtos de sua própria loja virtual coletiva e da organização dos shows. O trabalho extra-musical é tão sério que eles criaram até um evento próprio, o Móveis Convida, no qual já estiveram presentes diversas bandas, como Los Hermanos e Pato Fu. O público também pode fazer doações para cobrir os gastos com os shows da banda, pois eles usam a estratégia de financiamento coletivo.

No início, o grupo de amigos (que eram onze: um guitarrista e um baterista já deixaram a banda) só queria fazer música sem se preocupar com muita coisa. Mas, quando venceram o concurso para tocar no Brazilian Music Festival de 2003, evento que trazia também Alanis Morrisette e Simply Red, decidiram colocar seus talentos para funcionar e montar uma equipe de apoio, além de Ofuji ter assumido o posto de produção. Até hoje, o Móveis já tocou em várias cidades da Europa e do Brasil, no VMB MTV de 2009 e na última edição do Rock in Rio (2011), no Palco Sunset.

De 1998 até 2003, tudo o que a banda tinha, de gravação, era um EP de 2001 e várias demos. O primeiro álbum, Idem, começou a ser gravado em 2004 e foi lançado no ano seguinte, com produção de Rafael Ramos, o mesmo que lançou a cantora Pitty. O segundo álbum, C_mpl_te, é de 2009. O lançamento mais recente da banda é uma parceria com Leoni, "Dois Sorrisos", de junho desse ano.

Confiram o clipe dessa parceria e, logo depois, um video ao vivo de "Copacabana", do primeiro álbum do Móveis.
















3 comentários:

  1. Eu sempre escuto falar dessa banda, mas nunca parei pra ouvir. Não sabia de nada disso, achei muuito legal. E com tanta gente, não dá mesmo nem espaço pra equipe e blablabla. ;x HUAH

    Vamos mudar as coisas.. vou ouvir. Quando acabar The Veronicas.

    ResponderExcluir
  2. Vida eterna á Mobília
    ... Por que eles são os melhores!

    =]

    ResponderExcluir
  3. Gostei da banda. Achei muito criativa! Igualmente à Dana Martins, eu só não tinha parado pra ouvir. Não dá pra deixar de comentar a semelhança com Los Hermanos. Bom, surgiram na mesma época + ou - não é?

    ResponderExcluir