Procurando por

domingo, 6 de novembro de 2011

Banda do mês: Linkin Park


Formado por Mike Shinoda (vocais, guitarra e teclados), Chester Bennington (vocais), Brad Delson (guitarra), Rob Bourdon (bateria), Joe Hahn (DJ) e Dave "Phoenix" Farrell (baixo), o Linkin Park começou em 1996, nos subúrbios de Los Angeles, Califórnia. A banda, então, se chamava Xero. Antes, os amigos de escola Mike e Brad já tinham feito experimentações musicais juntos, enquanto Brad tocava numa banda de hardcore com Rob e Mark Wakefield (este, vocalista). Joe e DaveEm 1999, Mark deixou o Xero - e é aí que temos a formação que conheceu o sucesso. Chester, vindo do Arizona (ou seja, bem longe), já cantava em uma banda com reconhecimento local, o Grey Daze, e se aventurou ao participar dos testes para a escolha do novo vocalista. Quando passou no teste, não tinha onde ficar na Califórnia e acabou dormindo várias vezes no estúdio ou nas casas dos outros integrantes. Nessa época, a banda mudou o nome para Hybrid Theory - que acabaria sendo o nome do seu primeiro álbum de estúdio, já como Linkin Park.



A banda era rejeitada pelas gravadoras até encontrar Jeff Blue, empresário da Zomba Music. Mas o sucesso só foi comemorado quando Jeff, contratado pela poderosa Warner, assinou um contrato com eles e, a partir daí, por causa de outra banda da gravadora (Hybrid), mudaram o nome para Linkin Park.

Linkin Park é, na verdade, uma forma diferente de escrita de Lincoln Park, que era um bairro do condado de Santa Monica, na Califórnia. Como já havia um domínio na Internet para "lincolnpark", essa foi a forma encontrada para solucionar o problema e poder divulgar o trabalho - com o novo nome - na rede.

Com o lançamento do primeiro álbum e do primeiro single, "One Step Closer", o Linkin Park atingiu um sucesso antes inimaginável para seus membros: o Hybrid Theory foi o CD mais vendido de 2001, com aproximadamente 5 milhões de cópias. Era a época da onda internacional do Nu Metal - bandas que misturam Metal com outros gêneros, principalmente o Hip Hop - e o Linkin Park foi incluido nela por fundir a sonoridade hardcore com scratches e teclados/sintetizadores, e os vocais nervosos de Chester com o rap de Mike.

 Os próximos trabalhos de estúdio também tiveram grande sucesso: Meteora, de 2003, teve os famosos singles "Numb", "Somewhere I Belong", "From The Inside" e "Breaking The Habit". Outros projetos foram o Reanimation (2002), álbum de remixes; Live In Texas (2003); e Collision Course, parceria com o rapper Jay-Z (2004).

Após uma longa parada, o Linkin Park volta com um estilo diferente, mais voltado para o que se chamaria de Pop Rock, com o álbum Minutes to Midnight, ganhando exposição ao participar da trilha sonora de Transformers com "What I've Done". Eles participariam das trilhas das continuações, também, com "New Divide" e um single do próximo álbum, A Thousand Suns (2010), chamado "Iridescent".

Apesar de uma série de dificuldades - falta de apoio das gravadores, problemas de Chester com drogas, desentendimentos com a gravadora que passou a apoiá-los - o Linkin Park é mais uma daquelas bandas que parece fadada ao sucesso, principalmente por ter membros comprometidos e multitalentosos. Vamos à lista: Mike e Joe são responsáveis pelas artes das capas de álbum e toda a parte visual dos projetos, sendo que o primeiro já fez exposições artísticas com seus trabalhos; Rob e Brad cuidam do marketing da banda na sua gravadora própria, a Machine Shop Recordings; Joe também foi diretor de dez dos clipes do Linkin Park, além de ter filmado um curta-metragem como projeto paralelo e trabalhar com efeitos especiais e ilustração; e, mais uma vez, Mike co-produziu os dois últimos álbums do Linkin Park.

Assista aqui ao épico clipe de "In The End":





E, aqui, ao video de "Faint", do Live In Texas:











Um comentário: